domingo, 24 de janeiro de 2010

Zezé, o carnivoro

Depois dos 6 meses de amamentação (quase) exclusiva do Zezé, começamos os outros alimentos, com a ajuda inestimavel da creche. A introdução de novos alimentos mereceria um post somente dela. Mas eu quero chegar especificamente na introdução da carne vermelha na dieta do Zezé.

Não somos vegetarianos, vamos deixar isso bem claro. Admiro quem consegue, mas como tenho uma leve anemia preciso de carne vermelha para manter as taxas de hemoglobina normal. Tá, eu sei que é possivel repor com complemento de ferro, e alguns vegetais tem ferro, mas não vejo vantagem em trocar a carne por um composto quimico.

Bem, a introduçao aos alimentos foi tranquila e com nove meses ele estava comendo a papa n2 com caldinho de carne. Eventualmente também um guisadinho ou uma carne bem macia. Mas ainda tinha receio de apresentá-lo ao nosso famoso churrasco gaucho. Na verdade isso é um rito de passagem de nossos bebes aqui no Sul.

Com um ano, fizemos uns exames para revisar e o medico disse que ele tinha uma pequena anemia. Ele indicou um complemento ferroso, e disse que isso é normal nos bebes que são amamentados. Também pediu para reforçarmos a carne e não misturar o leite (mesmo o materno) com o complemento do ferro e nas refeições que tivesse carne. Mais tarde foi recomendado dar feijão (que ele já comia diariamente), coração de galinha e figado (visceras).

Então, eu tomei coragem e resolvi apresentar o churrasco ao Zeze. E ele adorou. Inicialmente pequenos pedaços que eu cortava e dava para ele. A minha mãe fritava pequenos bifes, bem macios e dava para ele. E ficou espantada, ao inves de chupar, ele mordia os bifes.

A uns dois meses atras, fomos a um local que vendia espetinhos. Como eu sou muito chata neste aspecto (morro de medo da carne ser de gato ao inves de gado) sempre peço coração de galinha. Então pedi dois espetinhos de queijo (um para o Zeze) e um de coração para mim. A moça do caixa fez uma festinha para ele - "Que bebezinho bonitinho". Depois de 15 minutos eu voltei lá. "O bebezinho bonitinho, comeu todos os meus corações." e pedi mais dois espetinhos de coração.

Novamente voltamos ao churrasquinho esta semana. Eu ja estava prevenida e pedi dois espetinhos de coração, um para mim e um para o Zezé. Qual não foi meu espanto quando vi, que o Zezé comecou a morder e a arrancar pedaços direto do espeto, sem esperar pelos pedaços.

E sábado ele me surprendeu de novo!!! Fomos almoçar com os avos dele e ele estava sentado no colo do avo e avançou sobre uma costelinha suína com osso e tudo. Pegou o osso, tirou toda a carne e deixou ele lisinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário