domingo, 22 de novembro de 2009

Herpangina!!!

Olha gente, como eu sou irma mais velha, vi meus dois irmaos (3 anos e 7 anos) mais novos crescendo, alem de outros primos e amigos. Achei que sabia muita coisa sobre doenças infantis. Mas essa me surpreendeu. Esse nome que esta ai em cima, que parece nome de remedio, na verdade é o nome de uma doença.

E uma especie de ulceras, ou pequenos ferimentos na garganta. E uma virose (para variar) provocada pelo virus coxsackievirus A. De modo geral, nao provoca maiores danos, apenas um pouco de febre ( o Zeze teve um pico de 38,2 e depois nao teve mais nada) dor na garganta e coco pode ficar um pouco diferente, embora nao chegue a diarreia. E bastante contagiosa, ainda mais nessa fase que tudo vai na boca. Mas tem um sintoma que costuma deixar as maes de cabelo em pe, é a anorexia ou completa falta de apetite.

O Zeze costuma comer pouco, mas ate eu, que nao me estresso muito com a alimetacao dele, pois ele mama no peito, fiquei preocupada. Existe diferenca entre comer pouco e nao comer nada. Eu dava uma colher de comida e a segunda ele ja recusava. Isso aconte porque a garganta esta em ferida entao doi para engolir, quem ja teve amigdalite tem ideia do que esta acontecendo.

Entao o tratamento desta doença é apenas repouso (se isso for possivel), o analgesico ou antitermico que a criança costuma tomar, se houver febre ou dor e paciencia, pois em uma semana ou no maximo dez dias, isso passa. Quanto a alimentacao, deve ser oferecida morna ou mesmo fria, pois coisas quentes irritam a garganta. Deve-se cuidar a hidratacao, oferecendo agua, leite (de preferencia materno), chas e sucos (mas que nao sejam acidos). A alimentacao deve ser mais pastosa, alem de coisas que nao irritem a garganta. De preferencia leve como iogurte, arroz com caldo de feijao, bolachinha, o que a criança aceitar. Se voce estiver muito preoupada, pois seu filho nao quer comer nada, ofereça musse de chocolate, quando eu tive amigdalite, era so o que eu comia.

Um comentário:

  1. Excelente sua informação!!! Foi só lendo seu blog que pude descobrir o que meu filho tem. Moro em Brasília e os médicos dos hospitais daqui são horríveis! Levamos ele em 3 médicos diferentes e nenhum deles acertou o dignóstico. Uma das médicas ainda passou AZITRON (antibiótico fortíssimo) por 3 dias.. Mas, como eu e meu marido não acreditamos muito na competência dos médicos atuais, não demos o remédio e passei a pesquisar na net quando achei seu site e o de outra mãe.. descrevendo exatamente o que meu filho tem.
    Salve, salve a internet e mães com blogs legais como o seu.
    Só assim pude ficar mais tranquila e aliviada.
    Muito obrigada e PARABÉNS !!
    Bjos,
    Sandra Sobral

    ResponderExcluir