quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eu me remexo muito

(Ou porque eu gosto do Filme Madagascar)

Estou amamentando o Zeze ha um ano e oito meses. outro dia, encontrei uma mae na creche dele que amamentava a filha de tres anos!!! Nao sei se vou tao longe...

E claro que no inicio parece um pouco complicado. Felizmente nao tive fissuras ou rachaduras, nem senti direito a descida do leite. Como ele estava em alojamento conjunto no hospital, quando vi, tinha leite em vez de colostro. Na verdade, colostro eu tinha desde de 24 horas antes do parto dele.

Algumas vezes as pessoas tinham duvida se eu tinha leite suficiente. A amemantacao exclusiva ainda nao é uma ideia bem comum. E especialmente as pessoas mais antigas acham que tem que dar agua, chazinho, suco, feijao ou qualquer outra coisa para os bebes pequeninos. Mas como o Zeze sempre ganhou peso normalmente (dentro da curva dele) nao foi necessario complementar.

A ideia da mamadeira é tao comum que quando ele foi para a creche e começou a mamar na mamadeira muitos diziam:"-Finalmente temos um bebe normal".

Mas o que eu queria comentar sao os lugares que ja amamentei ele. Especialmente quando ele estava em aleitamento exclusivo nao tinha como fugir. Ele reclamava e la ia eu levantar a blusa... Agora ja da para enrolar ele,(pelo menos um pouco) oferecendo agua, frutinha, bolachinha ou paozinho até conseguirmos chegar em um lugar mais calmo.

Amamentei em restaurante, no Mosteiro, na igreja, na Camara de Vereadores, no onibus (intermunicipal), no shopping, em reunioes politicas, em casas de retiro, nas creches, na aula de musica, em parques. O lugar mais esquisito acho que foi no Confessionario da Catedral. Calma, eu explico, quem se dirige à sacrisitia da Catedral, passa antes por uma salinha. Foi nessa salinha que eu amamentei o Zeze, por ser mais tranquilo. Ah, sim e com a opa (especie de vestimenta) de uma irmandade religiosa.

So uma vez eu me senti bastante constrangida. Eu estava em um festa da igreja, sentada em frente a mesa dos padres, acho que tinha ate um bispo la. E o Zeze queria mamar. Por algum motivo nao podia sair de la e acabei amamentando por la mesmo. Fiquei constrangida nao por eles serem padres, mas por serem homens que nada entendem destas questoes da maternidade.

Alias foi um homem solteiro, amigo do meu marido, que mais me incentivou a amamentar. O Zeze tinha uns nove meses e estava meio chatinho. Estavamos (tentando) almoçar em um restaurante, e eu dei o peito até ele se acalmar e dormir. Depois comentei com este amigo que estava pensando em desmama-lo, dai e ele disse:
-"Ah, nao faz isso. Não corta o "barato" dele."

Quanto ao titulo deste post é que o Zeze (ao contrario de outros bebes por ai) se movimenta muito quando esta mamando. A unica parte fixa é a boquinha, o resto é perna para la, bracos para ca, cabeça, bumbum subindo e descendo, pes se mexendo,nao posso usar nada no pescoço, senao ele arranca, mexe nos botoes ou cordoes da blusa. Alem de escolher qual peito ele quer, quando cansa de um vai para o outro. Entao quando ele mama, ele se remexe muito. A sim, e depois da mamada (quando nao dorme) ainda faz uma carinha de muito satisfeito.

Por isso,sempre que preciso amamentar ele, procuro um lugar mais tranquilo. E nada de amamentar em frente a TV. Senao ele larga da mama para ver ou escutar o que esta acontecendo. A gente diz que ele fica olhando as moças bonitas passando. Alem das pessoas nao estarem acostumadas com um bebe tao ativo mamando e ficarem comentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário