sexta-feira, 1 de maio de 2009

Da escolha de um obstreta parte II

Esta é uma longa historia, e talvez tenha que fazer outros posts sobre isso, mas em todo o caso, vamos lá...

Quando a ginecologista (vide post anterior) disse que nao ia fazer meu parto pelo convenio, pensei em perguntar-lhe quanto que ela cobraria para fazer meu parto particular.

Meu marido porem alertou-me que parto é uma caixinha de surpresas, pode ser que de tudo certo. Um belo, rapido (e indolor) parto normal e depois um belo bebe saudavel. Como pode dar tudo errado bebe prematuro, cesariana, infecção (ou alguma outra doença) pos-parto, bebe necessitar de cuidados especiais, etc.
Assim, fosse qual fosse o valor que ela cobrasse, teriamos que ter o dobro para cobrir os custos do hospital, diarias, anestesistas e outros membros da equipe. Sem contar que se fosse necessario uti (adulta ou neonatal) seriam mais gastos. Afinal o convenio nao cobriria nada.

Alguns hospitais particulares (depois eu descobri isso) fazem um pacote pré-parto em que se paga um determinado valor e isso cobre a maioria dos gastos hospitalares.

Entao se voce quer ter um parto particular, fique atenta aos extras que podem dobrar o valor pedido inicialmente.

Depois dessa historia toda resolvi procurar um medico dentro do meu convenio.

Primeiro perguntei para minha mae, que havia feito todos os tipos de parto (um parto normal, uma cesariana de emergencia e uma cesariana eletiva) se conhecia alguem. Ela me falou sobre os medicos que haviam atendido ela, dos quais guardava boas lembranças. Mas seu ultimo parto havia sido a 20 anos atras e os medicos que ela indicou nao estavam atendendo mais.

Outra licao que no decorrer de meu aprendizado sobre maternidade descobri ser crucial: Nao leve muito a serio os conselhos de quem teve seu ultimo parto (ou trabalha com bebes e crianças) a mais de 15 anos. Sei que isso parece cruel com nossas maes e pessoas mais velhas, que afinal de contas so querem compartilhar seus conhecimentos que jugam muito uteis.

Mas a verdade e que a Medicina de modo geral evolui muito nesses anos. As posicoes mudaram sobre bebes e crianças entao nem se fala. Algumas pessoas conseguiram se atualizar mas outras continuma presas a paradigmas antigos.

Entao se voce procura um bom obstetra converse com suas amigas, irmas ou colegas de trabalho. Procure alguem da sua geracao, com quem provavelmente voce vai se entender melhor.

Ja que a familia nao resolveu procurei ajuda com os colegas de trabalho.
Comentei com algumas pessoas mais proximas. Se podiam me indicar algum obstetra que atendesse pelo meu convenio. Uma delas me indicou o Dr. Paulo* (nome ficticio). Disse para mim conversar com ele, marcar uma consulta e ver se ele atenderia minhas expetativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário