quinta-feira, 23 de abril de 2009

Da escolha de um obstreta

Vou falar aqui sobre como escolhi o obstrata que fez o parto do ZEZE.

Quando resolvi engravidar, confesso que nao conhecia muita coisa sobre a questao do parto. Para mim, parecia natural que o parto normal fosse a primeira escolha e se houvesse algum problema se faria cesariana. O que eu nao sabia é que para muitos medico sempre há um problema e se faz cesariana.

Existem tambem mulheres que querem fazer cesariana a todo custo, por lhe contarem historia tenebrosas sobre o parto normal.

Essa questao do Parto Normal X Cesariana é bem complicada e mereceria outro post so sobre isso e tambem sobre os mitos em nossa sociedade sobre o tipo de parto.

Mas este post é sobre a escolha do medico que vai acompanhar a gravidez e o parto, independente de como seja ele.

Em primeiro lugar, no Brasil, a escolha so acontece para mulheres que tenham plano de saude ou podem pagar um medico particular. No SUS o atendimento se da no posto de saude mais proximo da sua residencia pelo medico que atende lá, entao nao há muita escolha. Por isso, assim que desconfiar que esta gravida, procure o posto de saude. O parto acontece nos plantaos obstetricos em hospital publico ou conveniado, normalmente indicado pelo posto de Saude. Nao estou dizendo que é ruim, muitas mulheres tiveram seus bebes pelo SUS e tem boas recordações. Inclusive no SUS a percentagem de Parto Normal é maior.

Normalmente, a primeira escolha é o (ou a) ginecologista que ja lhe atende.

Comigo porem nao foi assim. Quando comecei a pensar em engravidar, fui conversar com minha medica e ela disse que nao atendia partos pelo meu convenio, pois ele pagava muito pouco. Eu poderia fazer o Pre-Natal com ela, mas o parto teria de ser em plantao obstetrico.

Entao a primeira licao: converse com seu medico sobre o que ele pretende fazer, ainda antes de engravidar (se for possivel). Isso é bom tambem para esclarecer as posicoes dele (se faz cesaria, parto normal, quantos exames ele pede).Eu pessoalmente, sou a favor do Parto Normal, mas tive de fazer cesariana, (bebe estava atravessado, tranverso).

Se voce quer parto Normal, procure a rede Parto do Principio, que indica profissionais em diversas cidades do Brasil (depois tem de verificar se este profissional aceita seu convenio).

O problema é se o profissional nao atende suas expectativas. No sistema de saude atual, especialmente dentro dos hospitais, as equipes so podem fazer aquilo que o medico determina. Entao voce tem que confiar que o que o medico disser é o que voce faria.

Um comentário:

  1. Olá, Ana, parabéns pelo blog. Os textos estão muito bem escritos e é sempre bom sabermos que não estamos sozinhos com nossos filhos!
    Adoro ler blogs, mas morro de preguiça de escrever, muito provavelmente nunca vou criar um...
    Parabéns e felicidades,
    Beijos, Kika (DF)

    ResponderExcluir